quarta-feira, setembro 28, 2005

Vc m entend?

Saka soh,

Decidi faze esse post inspiradu na minha primah d 12 anos. Eh dessi jeitu q ela cunversa no msn.Ñ eh exageru ñ. Eh dsse jeitu mesmu.

Quase ñ consegui intender nda d tanta abreviação, giria i palvra iscrita errada (principalmente troka o "e" pelo "i" e o "o" pelu "u") q tomei um sustu. Fikei pensandu: "serah q ela iscevi assim mesmu na iscola tb?" Ela me dissi q jah tirou nota baxa nas provas por causa dissu.

Sei q ixiste uma evolussão natural da iscrita, como a palavra "vc" q tevi origem na plavra "você" q tevi origem na palvra "Vossa Senhoria" e por aí vai, mas tah sendu criado uma nova lingua, o Internetês.

Fikei pensandu q issu ñ eh bom. Jah ñ basta ter q aprender ingles e espanhol? Temus q inclui o Internetês no nossu corriculu? Avisei pra ela q seria muito feiu ela iscreve assim para um chef dela quando ela crecer. O pior eh q eu sei q ñ eh soh ela, tem muita criança iscrevendo assim tb.

Mas como tudu tem um ladu positivu, achu q issu daria uma grandi propaganda!

Obs. 99% da palavras escritas erradas foram intenSional.

terça-feira, setembro 27, 2005

Adulto + Criança = Jovem

Pensa comigo. Se vc já tem mais de 20 anos, deve concordar comigo que a "mulekada" de hoje (com u e com k mesmo) está muito precoçe não é? Indo cada vez mais cedo para a noitada, começando a transar mais cedo, tendo direitos e responsabilidades mais cedo...

Mas calma, nao estou querendo analisar o impacto de tais atutides na sociedade, nem tentar descobrir os motivos que levaram a tal mudança dos hábitos e comportamentos dos jovens de hoje. Muito menos sentir inveja do "na minha época eu não podia, na minha época não era assim", muito pelo contrário. Se eu analiso a junventude desse jeito, como será que os mais experiêntes (...os mais VELHOS mesmo) me analisam?

Então percebi que ao passo que existe uma certa diminuição no período de infância, existe também um prolongamento da jovialidade... entendeu não? Eu explico.

Se hoje uma menina de 14 anos já está transando, uma mulher de 39 ainda se vente como adolescente.
Se hoje um guri de 15 anos bebe regularmente, um cara de 35 joga video game todos os dias.
E por aí vai.

Não estou aqui defendendo os adolescentes muito menos incentivando os adultos. Acho que esse assunto daria boas horas de cerveja. Mas eu tenho certeza de uma coisa. Ser jovem é bom pra KCT!!!!

domingo, setembro 25, 2005

Oi Vitória Music Festival


Bom. São exatamente 03h36 de domingo. Acabo de chegar em casa. Acabo de comer um pão de forma com manteiga e presunto e beber um iogurte. Ainda falta um Chamito, mas vou deixa pra depois.

Queria escrever esse post com a cabeça ainda fresca dos acontecimentos então vamos lá. Bom, o show do Skank foi legal, ainda mais depois da 3ª cerveja (Cintra ainda por cima). O show do Rappa, o mais aguardado por mim, foi FODA, apesar de que eu esperava algumas músicas novas como "Na frente do reto". Pensei em fazer um sinal para o Falcão (estava muuuuito perto do palco, ser VIP é bom...) indicando qual música eu queria, mas pensei que qualquer sinal que indicasse "reto" seria um pouco grosseiro...

No final do show do Skank, teve uma promoção da Oi e tocou uma música do Sixpence None The Richer chamada "Kiss-me". Como minha namorada estava em SP adivinha o que eu fiz:

A) Comprei uma cerveja
B) Fui ao banheiro
C) Mandei um torpedo pra ela

Acho que ela não recebeu o torpedo, ela estava em SP né? O DDD é diferente. Mas o que vale é a intenção.

Uma coisa que sempre achei engraçado (agora, no alto dos meus 23 anos, mais ainda) são algumas pessoas que nós encontramos "no rock" (ainda mais em um local onde existe uma grande diversidade de gêneros). As patricinhas com altíssimos saltos e tamancos (em um show de rock, super confortável. Uma até pisou no meu pé) e bonés de lantejoulas (escrevi certo? é isso mesmo?) com seus namorados bombados (sem camisa lógico, pq eles sempre estão com calor).

Tb tem as mulheres "peter pan". São aquelas com 30 e alguns anos que acham que podem se vesir como "teenagers" com a barriga lipo-aspiradas pra fora. Por falar nisso, vc já reparou que as mulheres "lipadas" tem o umbido na horizontal? Cara, eu acho muuuuito estranho.

Tem aquelas vc acha que conhece, chega até a cumprimentar e não sabe o nome delas nem de onte as conhece. Tem as que vc conhece, sabe o nome, mas não cumprimenta pq acha que elas não lembram de vc. (e mal sabe que elas fazem a mesma coisa)
Tem um monte de outras, mas não vou ficar descrevedo todas aqui.

Uma coisa me deixou bastante aborrecido. Jurava que ainda tinha uma ficha de cerveja, mas acho que perdi.

Ô, ô, ô, ô, ôôôôôô. My brother...

sexta-feira, setembro 23, 2005

O pum.

O Pum. (Autor desconhecido)

O pum é um apito
que vem lá do intestino
para avisar dona bunda
que o trem merda já vem vindo

Singelo poema de autor desconhecido. Por que será? Vergonha? Vc colocaria seu nome assinando tal obra? Eu sim, mas não tenho capacidade intelectual para fazer poemas de tão grandioso porte como esse...

Garçon, mais uma por favor.

quarta-feira, setembro 21, 2005

Machismo

Que as mulheres estão cada vez mais independentes nós homens não podemos negar (o que não é tão ruim em certos aspectos) e mesmo assim, graças a Deus, o feminismo não anda tão em alta.

Elas próprias, mulheres modernas e inteligentes, gostam de uma "pitada" machista em suas vidas (nem que seja por diversão). Já faz um tempo que visito regularmente um site chamado "Banheiro Feminino" com o único propósito de visitar o link "Tio da Limpeza". É uma área onde pessoas mandam perguntas, dúvidas, questionamentos, incertezas, desabafos e o "tio" responde todas de forma e linguajar bem machista, chulo e divertido.

Isso me leva a crer que há muitas mulheres adeptas do "um tapinha não dói... e faz bem". Não que devamos tratá-las mal, esbofeteando-as ou começarmos a cuspir no chão, coçar o saco e dar aquele arroto proferindo o nome da amada, mas sim mostrar quem é o Macho delas. Mesmo que isso signifique apenas escolher o lugar onde jantar (né Jana?)

Passa lá e confere.

http://banheirofeminino.terra.com.br/

Cuspido e Escarrado.

Todo mundo sabe que a expressão "cuspido e escarrado" (que significa semelhança) é uma variação chula de "Esculpido e Encarnado" não é? E se a expressão correta fosse realmente "cuspido e escarrado"? Olha só o que eu li na Revista Essa nº5 :

...muita gente pensa que "cuspido e escarrado", que designa semelhança, se origine de uma corruptela de "esculpido e encarnado" ou de "esculpido em carrara". Essa idéia errônea foi espalhada no início do século XVII, em 1606, por um de nossos primeiros gramáticos, chamado Duarte Nunes de Leão, no livro Origem da língua portuguesa (4ª.ed. de José Pedro Machado. Lisboa: Pro Domo, 1945, p. 303). Disse ele, no cap. XVIII, intitulado "De alguns vocábulos que usam os plebéios, ou idiotas que os homens polidos não devem usar na listagem, em ordem alfabética: ‘Cuspido, a seu pai, por esculpido, ou semelhante’."

Não foi, no entanto, essa a origem da expressão. O cuspo é símbolo de criatividade e também de destruição. Jesus curou um cego com sua saliva (João, 9:6). A saliva é considerada uma secreção com poderes mágicos ou sobrenaturais que cura ou corrompe, que une ou dissolve, que adula ou insulta (Cf. Dictionnaire des symboles, de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, Paris: Robert Laffont / Jupiter, 1982, s.v.).

Segundo Ernout e Meillet, no seu Dictionnaire étymologique de la langue latine (Paris: Klincksieck, 1967 s.v. spuo), o cuspe, na crença popular, tinha um valor apotropaico, i.e., um valor que afugenta os males, daí o sentido físico e moral de despuo (afastar um mal, cuspindo). O espanhol tem o verbo escupir (de conspuere), e no antigo francês existia o verbo dialetal escopir. É possível que a semelhança fônica com sculpere, "esculpir", tenha ajudado a confundir o falante.

O verbo esculpir vem de sculpere; em francês, o verbo sculpter é uma restauração de sculper, a partir de sculpteur, segundo Bloch e Wartburg (Dictionnaire étymologique de la langue française. Paris: Presses Universitaires de France, 1975, s.v. sculpteur). O falante francês, antes dessa restauração, certamente, além de associar algo bom ao cuspe, passou a usar o termo também como sinônimo de semelhança. O verbo cracher, em francês, significa "escarrar", e desde 1464, segundo o Larousse, já é usado com o sentido também de semelhança: "C’est son portrait tout craché, c’est lui tout craché, c’est son portrait très ressemblant", ensina o Dictionnaire de la langue française Larousse – Lexis, direção de Jean Dubois, 1993, s.v. (Tradução: "É seu retrato cuspido, é ele cuspido, é o retrato parecidíssimo dele.").

Foi da França que essa significação de semelhança dada ao escarro se espalhou: em inglês, o verbo to spit também tem essa conotação. O Dicionário inglês-português (Webster’s), de Antônio Houaiss (Rio de Janeiro: Record, 1982, s.v. spit) registra a expressão "the spit and image of" com o sentido de "ser o retrato escarrado de, ser o retrato escrito e escarrado de". Ora, se "cuspido e escarrado" fosse corruptela de "esculpido e encarnado", como se explicariam as expressões cracher e spit, do francês e do inglês, que significam "cuspir" e, ao mesmo tempo, "semelhança física"? E como se explicaria que a palavra portuguesa crachá, originária do francês crachat, que significa "escarro", denote identificação? Afinal, o crachá é um cartão que as pessoas trazem preso ao peito com dados identificadores.

A expressão "cuspido e escarrado" não veio, portanto, da corruptela de "esculpido e encarnado", mas do verbo cuspir mesmo, reforçado pelo sinônimo escarrar. A origem remota da expressão está, portanto, na simbologia do cuspe. O que houve em português foi o acréscimo de "escarrado" à expressão "cuspido", como reforço que não ocorreu em outras línguas.

Enquanto você pensa se acredita nisso ou não e se isso é relevante, pede uma cerevja pra garçom por favor.

terça-feira, setembro 20, 2005

Ler é legal!

Olha só que legal. Nos EUA 6 bibliotecárias produziram um "calendário sexy" (tipo aqueles de borracharia) com o objetivo de arrecadar dinheiro para as instituições. E tem gente que não gosta de ler... Mas também, imagina aquela "tiazona" da biblioteca de sua escola/faculdade se cobrindo apenas com um livro.... (eca...) Aposto que o livro seria sobre pós-modernidade...


Fonte: Terra
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI674917-EI1140,00.html

segunda-feira, setembro 19, 2005

Relembrar é se envergonhar (mas só um pouco)

Minha ex-professora-amiga-amiga deminha namorada está fazendo 30 anos. O presente que ela me pediu foi gravar um CD com músicas que fizeram parte da infância não só dela mas de muita gente tenho certeza. Sabe aquelas coisas que hj são nostálgicas e vergonhosas? (Menudos - Não se reprima, New Kids on the Block - Step by Step, e por aí vai...) Eu, como tenho apenas 23, passei se não ileso, com poucas "seqüelas" por essa fase. Minha fonte de inspiração é um site que nos faz ter saudade (e um pouco de vergonha) chamado Trash 80s www.trash80s.com.br. Pelo nome vc deve imaginar o que tem lá. Passa lá, bata no peito com orgulho e grite que vc adorava a gretchen rebolando, sabia toda a letra de Step by Step do New Kids on the Block (Só para impressionar as gatinhas claro). Mas tome cuidado pra ninguém ficar sabendo...

domingo, setembro 18, 2005

Pois é né...

Bom, agora tb estou no incrível mundo dos Blog´s.

Logo eu, que sou um "tarado" virtual (no sentido não-malicioso), demorei pra entrar nessa onda. Até pq eu acho que isso é meio modismo... mas o que não é, não é?
Vamos ver se essa história vai vingar, não sou muito de escrever para a internet (converso muito via internet e não para a internet).

Primeiro post.