segunda-feira, março 13, 2006

É foda sentir-se burro...

Tudo começou quando resolvi que queria ler Nietzsche (um grande fdp maluco se me permitem). Então o que faço? Compro logo “Para além do bem e do mal” e “O anticristo”. (Como estava na promoção do Submarino os “Grandes Pensadores”, comprei também dois livros de Platão).

Começo então a ler “Para além do bem e do mal”. Não consigo passar da 5ª página. Além da linguagem “culta e rebuscada“ a quantidade de referência a outros filósofos como Platão é tanta que preferi não ir adiante e deixo para ler depois que passar (se passar) por Platão.

Pego então para ler “O Anticristo”. Mais fácil de entender (reparem que eu escrevi “MAIS fácil de entender” e não “fácil de entender”, pelo menos pra mim). Mas sabe quando você lê e não consegue prestar atenção em tudo? Você passa pelas palavras e as joga no inconsciente? É um “pensar na morte da bezerra” literário. Aí você torce pra que a leitura entre na sua linha de raciocínio por osmose. Em algumas partes do livro (não ouso dizer que foi boa parte) eu me sentia assim, lendo mas não compreendendo. Mas não se preocupem pois a idéia central, o grosso, aquilo que é necessário para fazer uma resenha do livro eu saquei. Como leio meus livros no ônibus a caminho do trabalho, posso usar isso como desculpa, mas não farei.

Aí eu fico pensando... Sempre admirei as pessoas “inteligentes”, mas odeio as “intelectuais” e as demasiadamente “cultas”. Então o que faço eu lendo Nietzie, Platão e essas coisas? O pior é que adivinhem quem estou lendo agora? Fiódor Dostoievski!

Aê, alguém tem todos os “Harry Potter” pra me emprestar?

9 comentários:

Anônimo disse...

Eu como um brasileiro totalment culto sempre leio a Quatro rodas,Placar e a Tribuna.Esses caras que ficam falando dificil e um monte de blablabla sao muitos chatos.Se eles realmente queriam mudar alguma coisa ou ensianar alguma coisa para o povo eles que escrevam na lingua do povao.
Em relaçao ao Hary Potter eu tenho todos menos o ultimo se quiser te empresto,sao muito mais faceis de entender e muito mais divertidos.
E honestamente qual a diferença na minha vida eu ter lido esses monte de doido???

No Idea disse...

Boi,

também tenho essa leitura "culta" como a Revista UM e a Playboy. Até entendo porque eles escrevem difícil... é que em Mil Oitocentos e lá vai cacetada a escrita era mais "correta" do que hoje... Mas poderiam lançar algo como "Nietzsche for Dummies". Aí seria bom! rs E ler esses doidos é bom pra saber o quanto vc é normal! rs

Milli disse...

hahahaha
estava passeando pelos Blogs da Vida!
Adorei seu depoimento sobre suas leituras!

é assim que descobrimos o quanto somos alienados e que não sabemos nada...
Que nem sei se é tão ruim assim, afinal, sofre menos aquele que desconhece certas "cousas" da vida...
Entao te deixo com dois pensamentos de Dostoievski... Quem sabe eles não são do livro que vc está lendo?

"De fato, não existe nada mais deplorável do que, por exemplo, ser rico, de boa família, de boa aparência, de instrução regular, não tolo, até bom, e ao mesmo tempo não ter nenhum talento, nenhuma peculiaridade, inclusive nenhuma esquisitice, nenhuma idéia própria, ser terminantemente como todo mundo"

"A falta de originalidade existem em toda parte, em todo mundo, desde que o mundo é mundo sempre foi considerada a primeira qualidade e a melhor recomendação do homem de ação e prático, pelo menos noventa e nove de cada cem pessoas sempre sustentavam essas idéias e só uma em cada cem via sempre e continua a ver a coisa de modo diferente. Os inventores e os gênios, no início de sua trajetória (e muitas vezes no final), não eram vistos quase sempre pela sociedade senão como imbecis"

Até logo!
Milena

No Idea disse...

Milena,

Primeiro muito obrigado pela visita, pelo comentário e pelo elogio.

Particularmente acho que "quem é burro é mais feliz". rs. Tem um texto do Arnaldo Jabor que fala "Seja um idiota" e é a verdade. Ninguém gosta de pessoas certinhas e inteligentes... até podemos ser, mas temos que reservar uma parte de nosso tempo para as "babaquices", que são saudáveis! rs.

Volte sempre!

Anônimo disse...

depois de um final de semana chuvoso, onde me fez lembrar que...bom, melhor deixar para lá, me deparo com estes nomes complicados e o que faz chegar só a uma conclusão: vc pode ser mais burrinha do que poderia imaginar...

me vez perceber que preciso ler um livro, comprar vários. mas daqueles que se consegue ler e entender, até pq, tempo e paciência para ficar desifrando enigmas eu não tenho mesmo!

blog de amigos também fazem isto com a gente, ajuda a perceber coisas que seriam mais complicados sozinhas! rs

a próposito, eu tenho a coleção completa do harry potter, está as ordens! o último em francês, pode ser?! (juro que só coloquei esta parte para conseguir dormir um pouquinho melhor...rs)

bjão

No Idea disse...

Ana,

Livros "enigmáticos" como "Anjos e Demônios" e "Código Da Vinci" do Dan Bronw São ótimos e fáceis! rs, recomendo!

Frances? Ainda não inventaram livro com Tecla Sap né? (ou seria closed caption?) rs

bjs

No Idea disse...

Naira,

acho que vou precisar de mais do que um mês pra ler Nietzche, rs. Mas não me importo. E livro com "jeito de conto de fada de ser" só se for aqueles queminha prima de 12 anos lê. rs. Sobre Lewis Carrol eu já li e gostei bastante! Mas obrigado pelo "oferecimento". Acho que depois de "Crime e Castigo" do Dostoiévski vou ler "Turma da Mônica" (O ceblinha é massa! rs)

Anônimo disse...

Ei Thi,
tempo q não passo por ak ...
Não tenho nenhum Harry Potter não, mas tenho alguns Paulo Coelho, iqualmente faceis d entender...
Mas qt aos filosofos (tenho q concordar são malucos,mas as vezes dizem algumas verdades!. Qd consiguir passar por Platão, volto a te falar: leia Foucault, mais "conteporaneo" e mais facil!
Depois me diz o q achou.


Bjos!!

No Idea disse...

Rebeca,

a dica está anotada! Vlw

bjos