quarta-feira, maio 24, 2006

Curiosidade? Por quê? O quê? Como? Quando? Onde?

São sete os pecados capitais (dos quais reconheço já ter cometido uns cinco e continuo pecador em dois), mas com certeza poderíamos encaixar mais alguns além desses sete... e a curiosidade seria um deles com certeza...

É foda, intrínseco e natural do ser humano esse “desejo de saber”. Quando crianças somos curiosos por “instinto de sobrevivência”, tudo é novo e assim se faz nosso aprendizado. Mas há uma graaande diferença entre a "curiosidade" infantil e o que chamo de “informações alheias às necessidades”. Eu explico a diferença:

A "curiosidade" nasce quando temos um desejo de conhecimento por algo específico, tipo: “Mãe, por quê essa banana é amarela?”. “Pai, porque seu piu-piu tem cabelo e o meu não? (já pensou quando seu guri te perguntar isso!?)” Ou seja quando você percebe uma coisa que faz parte de seu universo e busca algum conhecimento sobre essa percepção. “Que peito! Será que é silicone?” e por aí vai...

Já as “informações alheias às necessidades” são obtidas sem qualquer objetivo pré-definido, ou seja, bisbilhotagem! Isso mesmo, quando você lê “Caras”, fica vendo “Melhor da Tarde” ou entra no orkut dos outros pra saber o que escreveram pra fulaninho, está nada mais nada menos do que se abastecendo de “informações alheias às necessidades”. E as mulheres (ah, as mulheres) são as mais usuárias desse tipo de informação... Ou a caixa era do “Pandoro”?

Bom... eu particularmente não sou muito curioso, gostaria de saber apenas como curar o câncer, os seis números da próxima Mega-sena e onde estão as minhas meias novas...


Ps1. Em caso de erros de português nesse Post, culpo o Word.
Ps2. Gostaria muito de escrever melhor e de forma mais entendível... (e sei que posso), mas 01h05 de quarta fica foda...

7 comentários:

Anônimo disse...

Primeiro queria dizer que não sou o anônimo para que fique bem claro isso logo. Sobre essa questão da curiosidade acho uma coisa interessante, pois olha só a que pontos chegamos,temos revistas (não uma ou duas) que tratam só de fofocas e de curiosidades alheias.Por exemplo quando você esta sem fazer nada no trabalho e vai dar uma navegada na NET e se depara com uma noticia que o Prince(isso mesmo aquele doido!) foi eleito o segundo mais sexy vegetariano do mundo!Que informação!Ou que o Felipe Dylon escorregou no banheiro da sua casa, mas não se machucou!
Por isso eu adoro o Kibe Loco!Lá tem sempre pots que são noticias que vão mudar o mundo!
Por isso que eu falo: Só tem doido no mundo!

Obs:vi que você realmente levou a sério sobre a questão de escrever de madrugada que te falei ontem...rsrsrs

No Idea disse...

Boi,

É foda mesmo... e o pior é saber que essas revistas lucram muuuito! E o kibe loco é massa mesmo! rs

E o problema todo não é escrever de madrugada, é acordar cedo... isso sim que é foda!

Ana Paula Gonçalves disse...

Thi,

Tenho que confessa que eu sou uma pessoa super curiosa. Ainda não consegui saber se é isto é bom ou ruim, mas enfim, vamos levando...

E eu queria saber um pouco mais sobre tudo, sempre!!! E sobre os números da mega-sena, bem, acho que isto não é apenas privilégio seu em querer descobrir...rs

ps. fiquei mais alivíada em saber que não fui a única sóbria da rave...rs
ps2. estava mesmo na hora de atualizar este blog...rs

beijo

No Idea disse...

Ana,

pois é... trabalho, preguiça... como eu disse uma vez, quem dera a vida fosse apenas ler, escrever e ver filmes... rs

bjs

Anônimo disse...

Thiago,

Como sempre adoro o seu blog, sempre atualizando com informações importantissimas...
Adorei essa parte "informações alheias as necessidades, ou seja bisbilhotagem" putz essa parte foi a melhor...

Ps1. tambem gostaria de saber os numeros da mega sena...

Beijos - Renata

No Idea disse...

Renata,

Todos querem os nº da mega... rs vamos fazer um bolão!?


bjs

No Idea disse...

Náira,

Faz mais sentido pedir desculpas pelos "erros" do que pelos "acertos" rs. Já basta ler minhas loucuras, que ao menos esteja em português correto.

Curiosidade realmente é essencial. Um pessoa curiosa é uma pessoa interessante, mas quando essa pessoa é curiosa pra TUDO ela acaba ficando chata.

Acredite se quiser, mas o título do Post ia ser "A curiosidade matou o gato (sorte dele que tem 7 vidas)" hehehe

bjs